Avaliando queixas capilares

A cena é a seguinte: final de consulta, receita já sendo feita, orientações sendo passadas e vem a frase...

A cena é a seguinte: final de consulta, receita já sendo feita, orientações sendo passadas e vem a frase…

“Ah, Dra., tem o meu cabelo também!”

Por melhor que consigamos avaliar, tratar e orientar mesmo já dessa forma, nesse post eu explico por que as queixas capilares merecem uma consulta só para elas!

Anamnese 

É o termo médico para a história da sua queixa. Quando falamos sobre couro cabeludo e cabelos, temos que perguntar sobre sintomas e sinais específicos: se há queda, perda de volume, coceira, descamação, entre outros. Perguntamos também sobre os hábitos de cuidados com os fios, por exemplo, frequência de lavagens, e os procedimentos feitos, como tinturas e outras químicas.

Queremos saber há quanto tempo começou, há quanto tempo acontece, se é a primeira vez que tem essa queixa, se associa a alguma coisa, se já tratou antes.

São realmente muitas perguntas que precisam ser feitas.

Exame Físico 

Vamos examinar o couro cabeludo e os fios, observar a(s) área(s) afetada(s), caso sejam queixas localizadas. O dermatoscópio (segunda foto) nos ajuda MUITO no exame, porque a ampliação nos permite ver com detalhes as estruturas do couro cabeludo (terceira foto). Nesse momento, fechamos 3 etapas: história + exame + tricoscopia, e assim conseguimos fazer boa parte dos diagnósticos ou determinar nossas suspeitas, caso outros exames sejam necessários (ex.: biópsia do couro cabeludo, tricoscopia digital).

Fotografias 

As maravilhas da tecnologia!

Muitas vezes, fotografamos tanto a clínica quanto as imagens da tricoscopia. Isso é útil para que vocês visualizem o que estamos avaliando, para que possamos explicar melhor o diagnóstico e para acompanhar o tratamento.

Dermatologistas são sempre muito visuais, e as fotografias são importantes nesse aspecto.

Conduta 

Agora, definiremos se há necessidade de exames, quais tratamentos iremos iniciar, daremos todas as explicações necessárias e orientações. É a hora de tirar as dúvidas e de fazermos todas as recomendações pertinentes. Geralmente, os tratamentos para queixas do couro cabeludo e cabelos são longos e demandam disciplina. Entender a importância de tudo isso e não sair com dúvidas é fundamental.

compartilhar:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email